Empresas de transporte são alvos
de operação que investiga desvio de cargas e lavagem de dinheiro no agronegócio de MT
07/11/2024
Operação investiga crimes de desvio de cargas de grãos de soja, receptação e lavagem de dinheiro. Cerca de 70 policiais civis participaram da ação
Reprodução
Casas e empresas ligadas ao ramo de transporte de cargas foram alvos da Operação Salve Agro, que investiga crimes de desvio de cargas de soja, receptação e lavagem de dinheiro nas cidades de Nova Mutum, Tapurah, Nobres, Juína e Tangará da Serra, nesta quinta-feira (7). Os nomes das empresas investigadas não foram divulgados.
Ao todo, foram cumpridas 21 ordens judiciais de busca e apreensão. Durante a ação, foram apreendidos celulares e notebooks, além de documentos relacionados às práticas das infrações. Ninguém foi preso.
Segundo a Polícia Civil, a investigação aponta que os suspeitos atuam nessas atividades há muito tempo, burlando os sistemas de controles de estoque de grãos.
O delegado responsável pelo caso, Rodrigo Rufato, disse que o objetivo da operação é juntar elementos para investigação, que apura a ação de diferentes núcleos de pessoas que estariam associadas ao desvio de cargas por meio de furtos qualificados, seguidos de receptações e lavagem de dinheiro.
🌾A cultura
De acordo com Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), a produção de soja em Mato Grosso é maior do que a soma das produções da Bolívia, Ucrânia, Rússia, Canadá e Paraguai, juntas.
O município de Sorriso é o maior na produção do grão no estado que, em 2022, gerou quase R$ 11,5 bilhões de riqueza, sendo R$ 5,8 bilhões relacionados à cultura da soja.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp